Marketing Digital com Inteligência (11) 99981-5655
É natural que profissionais de SEO se preocupem com algoritmos de buscadores como o Google e fiquem atentos a suas mudanças. Alguns profissionais até beiram a paranóia com medo de alguma mudança brusca que altere drasticamente o posicionamento de um site no Google.
Também já vivenciei experiências onde as pessoas se preocupavam com quantidades de páginas indexadas, palavras chave, posição da palavra x ou y, quantidade de links externos. Enfim uma série de coisas que todo o profissional de SEO já pensou. E de fato isso tudo já foi muito importante para SEO.
Lembro de quando tinha meu checklist de SEO baseado nos 3 pilares: arquitetura do site, conteúdo e links. Conteúdo de qualidade sempre foi importante, isso nunca mudou. As diretrizes do Google para webmasters mudaram ao longo dos anos e ainda lembro a cara do pessoal do desenvolvimento quando era necessário mexer em toda a arquitetura do site. Links externos deixaram de ter valor pela quantidade e passaram a ser importantes pela relevância e qualidade.
Evidente que ter uma otimização de site onpage é fundamental, mas isso é básico! Ter um offpage que gere resultado é essencial, mas tudo isso não significa que você tem uma estratégia de SEO. Tem muita gente que inicia um trabalho de otimização de sites sem pensar numa estratégia de marketing. Isso pode até funcionar, mas no dia que estiver num mercado altamente competitivo ou perceber que tem novos “players” no mercado trabalhando SEO de forma agressiva, irá se arrepender de não ter pensado numa estratégia que funcionasse a longo prazo.
Uma estratégia envolve um bom planejamento. É fundamental saber onde eu quero chegar, como vou chegar lá, em quanto tempo e como vou avaliar e mensurar performance.
Adicione um comentário